Descrição enviada pela equipe de projeto. O edifício da antiga Bolsa de Comércio de Paris foi restaurado e transformado pelo arquiteto japonês Tadao Ando (TAAA - Tadao Ando Architect & Associates), junto com os escritórios NeM / Niney et Marca Architectes, Pierre-Antoine Gatier e Setec Bâtiment.
Este ambicioso projeto começou em junho de 2017 e foi concluído em março de 2020, após três anos de trabalho. Logo em seguida foram feitos estudos de garantia da obra, finalização de acabamentos, operações técnicas e museográficas, montagem de mobiliário, bem como a reforma dos arredores do edifício financiada pelo governo da cidade de Paris para a inauguração e abertura para o público na primavera de 2021.
O Bourse de Commerce é fruto de quatro séculos de proezas arquitetônicas e técnicas. O edifício conserva ainda as colunas da residência de Catarina de Médici, construída no século XVI, e os vestígios de uma antiga feira de comércio de grãos, com um impressionante piso circular datando do século XVIII, que foi posteriormente coberto por uma espetacular cúpula de metal e vidro, em 1812. Em 1889 passou novamente por uma reforma para se tornar a Bolsa de Comércio.
Localizado no centro de Paris, na área de Les Halles com acesso pela Rue du Louvre, este edifício é emblemático da história da cidade e de sua arquitetura. Depois de uma restauração exemplar que conservou toda sua beleza clássica, ele se volta agora para a criação contemporânea.
O edifício foi revitalizado através da abordagem arquitetônica contemporânea do arquiteto japonês Tadao Ando, que cria diálogos entre a arquitetura e seu contexto, entre patrimônio histórico e contemporaneidade, entre o passado e o presente, entre a coleção e o visitante. Atualmente, o Bourse de Commerce é a maior produção arquitetônica de Tadao Ando na França.
Os designers franceses Ronan e Erwan Bouroullec foram convidados para projetar o mobiliário do edifício. O restaurante Halle aux Grains do Bourse de Commerce ficou sob responsabilidade de dois chefs franceses da região de Aveyron, Michel e Sébastien Bras.